Notícias

até

O Firebird Editor Pro é uma ferramenta de administração de bancos de dados Firebird desenvolvida em Delphi, com visual moderno, totalmente gratuita, e que vem tendo atualizações frequentes que corrigem bugs e adicionam novos recursos.

A versão 10.0.0 adiciona suporte ao Firebird 4, tema Dark, formatador de SQL, entre outras novidades.

A ferramenta está disponível nas versões 32 e 64bits.

O site da FireBase sofreu uma grande atualização, tornando-o totalmente responsivo!

A mudança engloba todas as páginas do site, inclusive a página de entrada, que ficou muito mais amigável e prática. Nela o usuário já tem acesso de cara as últimas novidades do site, em se tratando de notícias, artigos, dicas e downloads!

Provavelmente alguns artigos podem precisar de pequenos ajustes de formatação. Caso encontre algum caso onde o artigo não está sendo apresentado corretamente no novo site, nos informe imediatamente.

Para quem ainda não assistiu a live de lançamento do HQBird 2022, fiquem atentos pois os preços especiais para o Brasil vão subir a partir do dia 09/outubro. Aproveite para comprar agora ainda com os preços antigos, sabendo que terá direito a versão 2022 assim que ela for liberada.

Os preços estavam congelados em Reais há mais de 2 anos, e com a escalada do dólar, fica inviável mantê-los por mais tempo. Mesmo com o reajuste, os preços do HQBird comprados pelos links exclusivos da FireBase continuarão mais baratos do que para o resto do mundo.

Para comprar, visite a página www.firebase.com.br/ibsurgeon.

Para assistir a live de lançamento da versão 2022, clique aqui.

Os slides da apresentação podem ser baixados aqui.

A IBSurgeon disponibilizou gratuitamente uma ferramenta online que permite gerar os arquivos firebird.conf e databases.conf parametrizados de forma otimizada para a configuração do ambiente do usuário.

Mais um artigo extraído do meu livro Firebird 2 acaba de ser disponibilizado na FireBase, abordando as funções internas disponíveis no Firebird, que podem facilitar bastante a vida do desenvolvedor.

No dia 5 de outubro de 2021, as 14h (horário de Brasilia), a nova versão do HQBird será lançada no Brasil em uma apresentação ao vivo, exclusivamente pela FireBase.com.br, com a presença de Carlos Cantu, Dmitry Yemanov e Alexey Kovyazin!

Apresentaremos novos e exclusivos recursos do HQbird 2022: melhorias de desempenho, restore mais rápido, streaming, monitoramento avançado, UDRs e integração com o Centro de Controle/Ferramentas Online, etc.

Aproveite a oportunidade para conhecer os novos recursos do HQbird em primeira mão, além de poder fazer perguntas sobre o Firebird diretamente para o chefe de desenvolvimento do Projeto, Dmitry Yemanov.

Acompanhe a live através do Canal do FDD no YouTube, no dia 5 de outubro, as 14h (horário de Brasília).

Foi disponibilizado mais um artigo retirado do meu livro Firebird 2, dessa vez ensinando criar UDFs da forma correta. UDFs criadas de forma inapropriada podem inclusive derrubar o Firebird, portanto, para aqueles que ainda fazem uso delas, a leitura do artigo é recomendada.

Acabo de disponibilizar na FireBase um novo artigo extraido do meu primeiro livro (Firebird Essencial) sobre o uso de campos blobs para armazenamento de arquivos. Nele explico como carregar e armazenar arquivos em blobs, bem como apresentar/visualizar esses arquivos em uma aplicação feita em Delphi.

O novo Guia de Migração para o Firebird 4, eBook com 220 páginas, já está disponível para compra, exclusivamente pela loja-online da FireBase: www.firebase.com.br/produtos.php

Obs: quem participou da campanha de financiamento coletivo pode fazer o download fazendo o login no site e depois abrindo a página www.firebase.com.br/guiafb4.php e clicando na opção de download.

Continuando com a publicação de artigos extraídos dos meus dois primeiros livros sobre Firebird, segue mais um abordando os índices e o otimizador do Firebird. Leitura essencial para qualquer desenvolvedor que utilize o pássaro de fogo.

O Guia de Migração para o Firebird 4 será lançado na próxima segunda-feira, dia 23/agosto, exclusivamente para os que participaram da campanha de financiamento coletivo (e pagaram o boleto).

A partir do dia 30/agosto, o eBook também será vendido a qualquer interessado, na loja online da FireBase.

O eBook ficou com 219 páginas, e é indicado para todos os que pretendem migrar de qualquer versão do Firebird para a versão 4.

A página com as especificações técnicas do Firebird (capacidade, limites, etc) foram atualizadas para o Firebird 4.

É com prazer que comunico que atingimos o valor mínimo de intenções na campanha de financiamento coletivo para o Guia de Migração para o Firebird 4!

Os participantes receberão nos próximos dias o boleto para pagamento, no email informado durante o cadastro na campanha!

É importante que todos os participantes façam o pagamento do boleto até o dia do vencimento.

Quem ainda não se registrou na campanha e deseja contribuir e ter seu nome no eBook ainda pode participar, bastando estar logado no site da FireBase e ir para o link www.firebase.com.br/guiafb4.php, preencher o formulário, se cadastrar, e fazer o pagamento do boleto que será enviado por email.

Já comecei a escrever o eBook e, modéstia à parte, está ficando muito bom! Desde já agradeço a confiança depositada!

Está aberta a campanha de financiamento coletivo para um novo Guia de Migração, desta vez para o Firebird 4 (ebook), que será escrito por mim.

A exemplo do que aconteceu com o Guia de Migração para o FB 3, esse é um projeto totalmente independente, e a campanha visa angariar fundos suficientes para cobrir meu tempo que será investido em pesquisa, escrita, edição, diagramação, teste e publicação. A campanha será encerrada no dia 10/agosto. . Se até lá batermos o valor mínimo necessário, então o projeto será confirmado/executado.

Todos que contribuírem terão seus nomes listados no livro.

Quem tiver interesse em participar, favor se cadastrar no formulário disponível em www.firebase.com.br/guiafb4.php

Mais um artigo extraído do livro Firebird Essencial foi revisado e disponibilizado na FireBase, dessa vez falando sobre os índices, assunto essencial para qualquer desenvolvedor preocupado com performance de consultas. Boa leitura!

Para quem não pôde acompanhar ao vivo o podcast do Papo Pro ACBr, onde falei sobre minha história com o Firebird bem como sobre o Firebird 4, a gravação foi disponibilizada publicamente (clique aqui).

A IBPhoenix está disponibilizando para testes (por enquanto somente para Windows) um plugin de conectividade via ODBC, que permite que o Firebird (versão 3 ou superior) acesse e recupere informações de outros gerenciadores de bancos de dados, através do comando execute statement.

Continuando a série de publicação de artigos extraídos dos meus dois primeiros livros sobre Firebird, chegou a vez de falar da programação de stored procedures e triggers no Firebird através do uso da PSQL. Sem dúvida assunto essencial para qualquer desenvolvedor!

Dia 20 de Julho, das 10 às 11h, estarei participando do podcast Papo Pro ACBr, via Discord do Projeto ACBr, falando sobre o Firebird em geral, bem como sobre o recente lançamento do Firebird 4, novidades, etc. Mais informações sobre como participar do podcast em www.projetoacbr.com.br/forum/calendar/event/1036-o-firebird-4-chegou-conhe%C3%A7a-as-novidades/.

Após anos de espera, o Firebird 4 (versão final) foi lançado há algumas semanas atrás! Agora temos uma versão do Firebird que oferece replicação nativa para hotbackup, além de muitas outras novidades, algumas muito aguardadas pelos desenvolvedores, como os novos tipos numéricos e a possibilidade de ter timezones em campos datahora! Devido à quantidade de mudanças, a migração para essa versão pode não ser tão simples, e exige atenção a vários detalhes, especialmente em relação a compatibilidade com sistemas já existentes.

Sendo assim, aproveito a oportunidade para pedir que respondam à uma pesquisa (apenas 2 perguntas) sobre seu interesse em um novo Guia de Migração escrito por mim, dessa vez para o Firebird 4: forms.gle/vVCbmSp1nUbTcCWg9