Usuários: 66659
Artigos: 248
Dicas: 142
Downloads: 338
24.09.21

Guia de Migração para o Firebird 4

 

** Caso tenha comprado o livro em formato digital pelo site da FireBase ou particpado da campanha de financiamento coletivo, faça o login no site usando a mesma conta pela qual foi feita a compra, a fim de visualizar o link para download. **

Firebird 4.0

O principal objetivo do Firebird 4 era trazer o recurso de Replicação Nativa para o Firebird. No entanto, muitas outras coisas foram adicionadas, além da própria replicação, como, por exemplo, novos tipos de dados, incluindo campos time e timestamp com informação de time zone, numéricos decfloat e novo submodo padrão do isolamento ReadCommited. Importante ressaltar que algumas das mudanças podem afetar diretamente o comportamento de aplicações legadas quando usadas com o Firebird.

Porque um Guia de Migração?

Como no Firebird 3, e diferente do que aconteceu nas versões anteriores do Firebird, onde na maior parte dos casos, migrar de uma versão para outra era um processo simples, muitas vezes constituido apenas em remover a versão anterior e instalar a nova, com o Firebird 4, a migração pode não ser tão fácil, devido as inúmeras mudanças de conceitos e peculiaridades introduzidas nessa versão.

O Guia de Migração para o Firebird 4 é um livro para ajudar todos aqueles que utilizam uma versão anterior do Firebird e desejam migrar para a versão 4, apontando pontos que requerem atenção especial, dando dicas na configuração de parâmetros, comentando possíveis problemas e, obviamente, guiando no processo de instalação da nova versão e migração de uma base de dados já existente, para o Firebird 4.

O que esse guia não é? O Guia de Migração não aborda mudanças na PSQL, criação de plugins, novos recursos e outras alterações que não estejam diretamente relacionadas ao processo de migração de uma base de dados/servidor para a versão nova. Para essas outras questões, os usuários poderão recorrer ao Release Notes, ou mesmo ao Language Reference Guide oficial (em inglês).

Como posso conseguir meu Guia de Migração para o Firebird 4?

O Guia poderá ser adquirido em formato eletrônico (PDF) pela loja on-line da FireBase, a partir de 30/agosto.

Os usuários que partiparam da campanha de financiamento coletivo já podem baixar suas cópias através do link disponível no topo dessa página (é necessário estar logado no site usando a mesma conta utilizada para se cadastrar na campanha.

Encontrou um erro?

Caso tenha encontrado algum erro no livro, encaminhe para o email livro @ firebase.com.br para que possamos corrigir e incluir nas erratas.

About Notícias Página Principal Login FAQ Consultoria Downloads Lista de discussão Contato Pesquisar Links Produtos a venda

Copyright (c) Carlos H. Cantu - É proibida a reprodução de qualquer material desse site sem autorização prévia