Usuários: 74808
Artigos: 220
Dicas: 139
Downloads: 316
22.01.17

Guia de Migração para o Firebird 3

** Caso tenha comprado o livro em formato digital pelo site da FireBase ou particpado da campanha de financiamento coletivo, faça o login no site usando a mesma conta pela qual foi feita a compra, a fim de visualizar o link para download. **

Firebird 3.0

O principal objetivo do Firebird 3 foi trazer as arquiteturas do servidor unificadas, onde a versão "SuperServer" finalmente passa a tirar total proveito de máquinas SMP (multi-core/cpu), e continua oferecendo cache de páginas compartilhado entre as conexões. Mas o Firebird 3 não se limita a isso! Inúmeras outras novidades foram inseridas no decorrer dos anos de desenvolvimento, entre elas: usuários locais na base de dados, critografia do tráfego da rede, criptografia da base de dados, melhorias no protocolo de comunicação, API de plugins, etc.

Porque um Guia de Migração?

Diferente do que aconteceu nas versões anteriores do Firebird, onde na maior parte dos casos, passar de uma versão para outra era um processo simples, muitas vezes constituido apenas em remover a versão anterior e instalar a nova, com o Firebird 3, a migração pode não ser tão fácil, devido as inúmeras mudanças de conceitos e peculiaridades introduzidas nessa versão. Não acredita? Então sugiro que faça agora mesmo o nosso teste on-line "Você está preparado para o Firebird 3?".

O Guia de Migração é um livro para ajudar todos aqueles que já utilizam o Firebird e desejam migrar para a versão 3, apontando pontos que requerem atenção especial, dando dicas na configuração de parâmetros, comentando possíveis problemas e, obviamente, guiando no processo de instalação da nova versão e migração de uma base de dados já existente, para o Firebird 3.

O que esse guia não é? O Guia de Migração não aborda mudanças na PSQL, criação de plugins, novos recursos e outras alterações que não estejam diretamente relacionadas ao processo de migração de uma base de dados/servidor para a versão nova. Para essas outras questões, os usuários poderão recorrer ao Release Notes, ou mesmo ao Language Reference Guide oficial, que deverá ser lançado em breve pelo Projeto (em inglês).

Como posso conseguir meu Guia de Migração para o Firebird 3?

O Guia pode ser adquirido em formato eletrônico (PDF) ou tradicional (Papel) pela loja on-line da FireBase.

Os usuários que partiparam da campanha de financiamento coletivo já podem baixar suas cópias através do link disponível no topo dessa página (é necessário estar logado no site usando a mesma conta utilizada para se cadastrar na campanha.

Atualizações:

  • Revisão 1.02 (14/07/2016)

Reviews

1. Review do livro pelo Victory Fernandes

2. Review do livro, pela TDevRocks.

Encontrou um erro?

Caso tenha encontrado algum erro no livro, encaminhe para o email livro @ firebase.com.br para que possamos corrigir e incluir nas erratas.

About Notícias Página Principal Login FAQ Consultoria Downloads Lista de discussão Contato Pesquisar Links Produtos a venda

Copyright (c) Carlos H. Cantu - É proibida a reprodução de qualquer material desse site sem autorização prévia