Temos uma política bastante restritiva em relação a anúncios no site. Eles nunca irão te atrapalhar!
Além disso, usamos banners para lhe informar de assuntos importantes. Os bloqueadores de anúncios impedem que esses banners sejam visualizados.
Sendo assim, para continuar, é importante que você desligue o bloqueador de anúncio e recarregue a página. Obrigado!

Press release do Firebird 2.5

Press release do Firebird 2.5

Data da última atualização: 04/10/2010

Firebird 2.5 traz maior escalabilidade e recursos de auditoria

4 de Outubro de 2010

O Projeto Firebird anunciou hoje o lançamento do Firebird 2.5, o quinto maior release do seu Sistema Gerenciador de Banco de Dados. As melhorias dessa versão vêm para servir melhor as empresas de todos os tamanhos, e soluções que vão desde dispositivos embedded até ERPs.

Philippe Makowski, presidente da Firebird Foundation (sem fins lucrativos) menciona que o lançamento do Firebird 2.5 é um acontecimento importante no ano do décimo aniversário do Firebird, não apenas para o Projeto Firebird, mas para toda a comunidade Open Source.

"Hoje em dia, empresas em todo o mundo estão procurando por soluções maduras e de baixo custo, e o Firebird 2.5 lhes oferece uma solução verdadeiramente poderosa e gratuita", ele ressalta.

A mistura de alta performance, leveza, escalabilidade suprema, instalação simples e silenciosa e distribuição totalmente livre de royalties tornam o Firebird uma escolha muito atrativa para todos os tipos de desenvolvedores e fornecedores de softwares. As instalações do Firebird estão bem estabelecidas ao redor do mundo, servindo dados a centenas de milhares de sistemas de negócios com centenas de usuários, e bases de dados que ultrapassam 300GB.

De acordo com as estatísticas de download, o número de instalações contabilizadas do Firebird ultrapassa 2.000 por dia.

"Muitos dos nossos clientes possuem bases de dados com tamanho entre 200GB e 400GB, que continuam crescendo", disse Stewart Spink, da Watermark Software. "A melhoria de performance trazida pelo Firebird 2.5, garante que suas necessidades futuras serão completamente atendidas."

Alexander Shaposhnikov, CIO da distribuidora de produtos médicos Profitmed, prevê que o Firebird 2.5 acompanhará o crescimento dos negócios da Profitmed. "No momento, temos uma base de dados de 65Gb e 250 usuários ativos, trabalhando 24x7. Pretendemos dobrar o tamanho do banco de dados e o número de usuários em dois anos, e escolhemos o Firebird 2.5 para esse trabalho de missão crítica."

Os binários do Firebird estão disponíveis para uma variedade de sistemas e plataformas de hardware: Windows, Linux, MacOS, Solaris, HP-UX, entre outras. O Firebird roda em x86, x64, PowerPC, Sparc e outras plataformas, provendo um mecanismo de migração fácil entre plataformas diversas.

O lançamento da versão 2.5 traz de imediato os binários para Windows/Linux 32 e 64 bits, e em breve para o MacOSX x86. Builds para outras plataformas POSIX, devem aparecer até o final do ano, de acordo com a demanda.

Novidades do Firebird 2.5

  • Nova arquitetura SuperClassic  O Firebird 2.5 introduz uma nova arquitetura chamada "SuperClassic",que aproveita melhor os hardwares multi-core/SMP, e melhora o uso dos recursos dos sistemas com grande número de usuários e grandes bases de dados.

  • Auditoria  Auditoria do sistema e rastreamento das sessões de usuários através da API de serviços, permitindo um monitoramento e análise, quase em tempo-real, do que acontece do banco de dados.

  • Queries entre bancos de dados O Firebird 2.5 permite que diferentes bases de dados troquem/acessem informações entre elas

  • Gerenciamento de usuários melhorado O gerenciamento de usuários se tornou flexível, podendo ser feito através de SQL

  • Outros recursos incluem transações autônomas dentro do PSQL (stored procedures, triggers, blocos SQL), suporte a expressões regulares como argumentos no SQL usando o predicado SIMILAR TO, cancelamento assíncrono de conexões, melhoria nas tabelas de monitoramento e muito mais.

Paul Beach, presidente e CEO da IBPhoenix, uma organização que presta serviços profissionais e contribui com o desenvolvimento do Firebird, considera que os novos recursos de segurança e a capacidade expressiva de escalabilidade do FB 2.5, será muito bem recebida pelos usuários do Firebird.

"Em particular, ajudará aqueles nas indústrias de saúde e finanças, a atender os requisitos crescentes dos seus negócios", ele nota, "especialmente aumentando os limites de desempenho."

David Wilder, CTO da Bas-X, saudou o lançamento do Firebird 2,5 pelo ganho de usabilidade e flexibilidade. "Isso permitirá aos nossos clientes, gerenciar mais transações e suportar mais usuários simultâneos com o mesmo hardware", disse ele.

Preço e disponibilidade

Firebird 2.5 é um banco de dados open source, disponibilizado gratuitamente para qualquer tipo de uso, seja ele educacional, comercial, ou privado. Tanto as versões compiladas como o código fonte podem ser baixados sem custo no site oficial do Projeto Firebird, sem necessidade de registro ou ativação.

Sobre a Fundação Firebird

A Firebird Foundation é uma organização sem fins lucrativos que dá suporte ao desenvolvimento e crescimento do SGBD Firebird. A Fundação foi formada em 2002, e atualmente tem o suporte de mais de 300 membros ativos, sendo muitos deles patrocinadores (contribuem financeiramente). Ela também aceita e gerencia doações em dinheiro e recursos de pessoas e organizações que não sejam membros regulares. A Fundação repassa esses fundos como pagamento para os principais desenvolvedores do Projeto Firebird. Esta é a única fonte de recursos do Projeto Firebird.

Tradução: Carlos H. Cantu
Original: http://www.firebirdsql.org/pop/pop_pressRelease25.html

Compartilhe esse artigo: